sexta-feira, 3 de junho de 2016

Não podemos nos acostumar



Nunca se falou tanto em violência quanto agora. Sobretudo a violência contra a mulher, mais especificamente a violência de estupro. Ninguém na face da terra é capaz de imaginar o que sente uma mulher violentada a não ser ela mesma. Eu não tenho a menor capacidade de saber, imaginar ou sentir o que uma mulher que passa por isso sente, mesmo eu sendo mulher. Ninguém imagina um dia passar por isso, nem no pior dos pesadelos.

Antigamente notícias como essas eram veiculadas nos principais jornais de rede nacional, e não tinha tanto alcance quanto agora. Hoje todos somos um veículo de informação. O que vamos fazer com a notícia é o que preocupa. Publicar videos de mulheres sendo violentadas é algo tão brutal quanto o ato de violentar visto que expõe a mulher à uma situação pela qual agora não sei nominar. 

Em casos que a intenção do vídeo é denunciar e prender os bandidos, há de se considerar a veiculação mas ainda assim com restrições. Agora quando o único intuito de quem publicou é o de difamar, denegrir, expor a mulher ou pessoa violentada como troféu, como sua presa, mostrar poder, esse deveria ser punido com total rigor. 

Para tudo há limites e uma pessoa de bom senso deveria saber o seu limite. Não compactuo de forma alguma com compartilhamento de videos como esse dessa menina que foi violentada no Rio de Janeiro. Não acho que seja necessário ver uma mulher sendo violentada para saber que ela foi violentada. Vejo como desnecessário, em nada vai ajudar, pelo contrário, só fará a exposição da vítima ser ainda maior. Vi muitas pessoas nas ruas e  nos ônibus comentando o vídeo sem mostrar nenhuma reação de repúdio, pelo contrário, a maioria comentava e ria como se fosse uma piada. 

Não podemos nos acostumar com videos como esse, não podemos nos acostumar a ver pessoas sendo violentadas, espancadas, mortas e expor isso como se fosse algo normal. Não é normal. Não podemos nos acostumar a achar que isso acontece toda hora e por isso é algo natural, não é natural. O estupro é uma violência, é uma aberração e deve ser visto como tal. Tem que ser combatido com leis mais severas. 

O que acontece quando uma mulher agredida ou violentada liga para o 180 e denuncia? Será que a assistência a essas mulheres é eficaz? Porque temos visto tantos casos de mulheres que já registraram queixas várias vezes, tendo inclusive conseguido ordem de restrição, mas ainda assim são assassinadas? O 180 é importante mas acho que como as leis são muito brandas, acaba não sendo tão eficaz, ainda assim, no atual cenário, é o único meio legal de buscar ajuda. 




Tatty Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário