domingo, 10 de julho de 2016

Série - Provérbios de Carolina - I






Carolina Maria de Jesus (1914/1977). Nasceu em Minas Gerais e mudou-se para São Paulo em 1947 onde passou a viver na favela do Canindé. Trabalhava como catadora de papelão e ferros. Tinha três filhos e os sustentava de tudo que ela achava no lixo e vendia. Nas horas vagas registrava o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo.  Foi descoberta pelo jornalista  Audálio Dantas quando ele foi à favela para fazer uma reportagem, Descobriu sua reportagem em mais de vinte cadernos escritos por Carolina. Ficou conhecia por sua obra Quarto de Despejo - relato diário de tudo que acontecia e viva na favela.
A escrita de Carolina é carregada de dor e sofrimento ao mesmo tempo que se revela uma pessoa esperançosa por vida mais digna. Semi-analfabeta, Carolina mostra enorme sabedoria adquirida ao longo da vida sofrida e das leituras de livros, revistas e jornais que pegava no lixo ou ganhava. 
Em Quarto de Despejo a escrita de Carolina foi mantida, inclusive com seus erros de ortografia e concordância, o que não diminuiu em nada a riqueza de seus escritos, pois é desta forma, que percebemos que apesar de não ter tido estudo, possuía conhecimento de mundo, e enorme sapiência em utilizar as figuras de linguagem e pensamento. 

Carolina possui 6 obras:

1960 - Quarto de Despejo
1961 - Casa de Alvenaria
1963 - Pedaços de Fome
1963 - Provérbios 
1986 - Diário de Bitita
1996 - Antologia Pessoal

Ainda não li todos livros de Carolina, pois a conheço há pouco tempo. Li Quarto de Despejo, Provérbios e estou lendo Casa de Alvenaria. Pretendo ler todos. 
Carolina Maria ainda é pouco conhecia, embora sua obra já tenha sido traduzidas para mais de dez línguas. 
Carolina a meu ver, é essencial, é fundamental, é primordial e deveria ser muito lida, e discutida. 
Tomara que isso um dia aconteça.

Aqui no blog estarei publicando alguns provérbios de Carolina Maria de Jesus na Série - Provérbios de Carolina.


Por Tatty Alcantara


Nenhum comentário:

Postar um comentário