quinta-feira, 26 de maio de 2016

Calar jamais, curtir jamais, compartilhar com legenda de denúncia e repugnância.



As redes sociais hoje foram dominadas pelo episódio (terrível) envolvendo a adolescente que fora estuprada por trinta homens. Fotos e videos foram jogadas nas redes pelos próprios malfeitores e posteriormente passaram a ser compartilhada pelos usuários. Eu não vi o vídeo, e nem pretendo ver. Não preciso expor meus olhos a tal agressão para saber que se trata de uma violência e covardia. Também não pretendo compartilhar caso as imagens cheguem até mim. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o fato de muitas pessoas curtirem o compartilhamento. 

Eu confesso que não entendi o que estavam curtindo. Porque não é possível que alguém curta uma garota aparentemente dopada sendo estuprada por vários homens, não entra na minha cabeça que alguém com um mínimo de discernimento possa curtir algo desse tipo. As redes sociais já não é apenas uma ferramenta banal na qual as pessoas se comunicam informalmente e brincam, hoje as redes também são usadas como meio de comunicação, informação e prestação de serviço. E um episódio como esse deve ser tratado com total seriedade. Até acho que o compartilhamento deve ser útil para que a polícia prenda os malfeitores (me recuso a chamá-los de homens. Homem de verdade não faz isso), por outro lado ver pessoas curtindo e pior ainda, comentando de forma pejorativa, agressiva e transferindo para a mulher a responsabilidade pela total brutalidade que estava sofrendo é algo que chega a ser inacreditável. 

Não é possível que em pleno século XXI haja pessoas com uma mentalidade como essa. Então uma mulher não pode mais usar uma mini saia, um short curto? Então todas as mulheres que estiverem na praia com seus biquínis fio dental podem ser estupradas porque ao usarem fio dental estão procurando, estão provocando? Então eu não posso sair com os amigos, tomar uma cerveja e me divertir que posso ser vítima de um malfeitor por eles acharem que estou dando mole? Não vou generalizar, mas o número de homens covardes, estúpidos e que acham que seu poder está no pênis e não no cérebro é cada vez maior, chega a ser assustador.


A violência seja qual for, seja como for, deve ser combatida a ferro e fogo, as nossas leis são brandas demais, não inibe ninguém, e não é mais motivo de impedimento para crimes como esse. Enquanto essas leis não forem revistas, só nos caberá a indignação e a possibilidade de utilizar as redes sociais de forma consciente como forma de protesto e denúncia. 



Tatty Alcantara




Fonte da imagem: https://www.google.com.br/search?q=chega+de+viol%C3%AAncia+contra+a+mulher&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR687BR687&espv=2&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj4q_bs7vjMAhWMOCYKHb-fBewQ_AUIBigB#imgrc=GfaiWPRfh3LJgM%3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário