terça-feira, 21 de junho de 2016

O olhar de Sansa na batalha dos bastardos


O nono episódio da sexta temporada de Game of Thrones intitulado batalha dos bastardos, foi para mim o melhor até agora de todos os episódios, não só a batalha, mas o retorno de Daenerys a Meereen e a ação espetacular dos dragões, como também a aliança agora firmada entre ela, os Greyjoys e Tyrion. Muita coisa virá dessa aliança e pelo visto os Greyjoys terão sua vingança contra o tio.

Já a batalha, foi épica, foi a mais intensa e mais esperada de todas as temporadas, acredito que ninguém em sã consciência desejaria um fim com misericórdia a Ramsay. Sempre imaginei que ou Theon Greyjoy ou Jhon daria o fatality em Ramsay por todos os motivos que já conhecemos, mas Sansa, personagem que cresce cada vez mais, mostrou amadurecimento e perspicácia ao alertar Jhon para que não subestimasse Ramsay, pois ela sabia exatamente do que ele era capaz, e foi justamente ela quem deu o destino final do episódio.

Agora uma coisa me chamou muito a atenção: minha reação ao ver a morte de Ramsay. E acredito que tenha sido a reação de quase todos que assistem a série. Uma sensação enorme de justiça feita. Naquele momento em que Sansa chega e com o olhar quase que sem piscar, decreta o destino de Ramsay sem demonstrar piedade, foi o momento em que pensei nos últimos acontecimentos envolvendo casos de estupro no Brasil, e casos de corrupção, mais especificamente alguns políticos. Por um momento, tirei a figura de Ramsay e imaginei alguns políticos ali, sentados naquela cadeira, e imaginei também os estupradores e pedófilos. A falta de misericórdia no olhar Sansa, foi alterada para um desejo e sentimento de justiça, eu não digo vingança, mas sim justiça. Só uma mulher violentada é capaz de dizer a devastação que é passar por uma violência como Sansa passou e como todos os dias centenas de mulheres sofrem. A sentença dada a esses violentadores é extremamente branda e a injustiça que quase sempre prevalece, me fez sentir um misto de prazer, alegria e justiça ao ver a forma como Ramsay morreu. Há de se destacar que a morte de Ramsay não se deu exclusivamente pela violência que Sansa sofreu, mas sim pelo conjunto da obra desgraçada desse personagem tão sádico.

Sentir-se justiçada pela ação da personagem explica a paixão que temos pela história da personagem. E transferir essas ações para uma possível realidade, me fez refletir sobre como somos miseráveis do ponto de vista humanitário, desejar a morte de outrem, nos faz ser tão miseráveis quanto este que tanto mal fez? Não sei, não vou por esse lado, porque entre o desejar e o agir há um longo caminho, desejar, nós desejamos muitas coisas, sejam boas ou ruins, isso é da natureza humana, mas as questões éticas, políticas, religiosas e etc, nos dá freio, pois sabemos das consequências.


Ontem, na batalha dos bastardos, o ponto alto, foi olhar de Sansa que para mim, representou o olhar dos frágeis e sobretudo o olhar da mulher que sofre violência.



Fonte da imagem: google imagens


Tatty Alcantara



Nenhum comentário:

Postar um comentário