terça-feira, 19 de julho de 2016

Na fila do supermercado

A tia, já com a coluna curvada, possivelmente pela sua idade avançada e provavelmente por ter carregado muito peso, lenço na cabeça... 
No rosto já marcado pela idade, a expressão de uma vida sofrida. Ela é conhecida por todos no bairro pois tem uma barraquinha de folhas e temperos. É o seu ganha pão. Seu comércio.
Na fila do supermercado, a percebo atrás de mim e peço que passe em minha frente, afinal sua idade já não permite mais pegar nenhum tipo de fila. Ela sorri e agradece. Em sua mão 4 laranjas lima.
No caixa:
- São R$ 2,70
- O quê minha filha?
- São R$ 2,70 tia.
- Mas tudo isso minha filha, 4 limas custa tudo isso?
- Lima é mais caro tia.
- Mas tudo isso? Danou-se. Vou ficar sem merendar!
Ela fica parada sem querer acreditar que não vai levar as limas.
Ofereço-me para pagar. Ela me olha espantada e diz: ôh minha filha é mesmo é? - É sim tia. E peço à moça do caixa para registrar junto com meus produtos.
Ela sorri, deseja-me que eu tenha uma vida abastada e abençoada e que eu receba em dobro. Insiste para que eu vá à sua barraca para pegar um pacotinho de pimenta cominho.
- É a melhor pimenta cominho do bairro minha filha, vem do interior.
Agradeço a benção e digo que não é necessário ela me dar o cominho.
- Mas é dando que se recebe minha filha.
- Já recebi sua benção, isso me basta.
- Então que Deus te abençoe mais ainda.
- Amém. Respondo. E que abençoe a senhora também.

Ela vai caminhado devagar e reclamando do preço da laranja lima. 
– É o fim do mundo, onde já se viu, 4 limas por R$ 2,70. Com esse valor eu compro é uma saca no interior, cidade grande é tudo caro! 




Por Tatty Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário