sábado, 7 de maio de 2016

A detração – breve ensaio sobre o maldizer - Uma breve constatação



A detração – breve ensaio sobre o maldizer


Tatiane Alcantara Silva[1]


KARNAL, Leandro, 1963 - A detração: breve ensaio sobre o maldizer – São Leolpodo: Ed. UNISINOS, 2016.


Em A detração – breve ensaio sobre o maldizer, Leandro Karnal apresenta em 102 páginas, uma reflexão história, religiosa e filosófica sobre o hábito de falar mal dos outros, como aponta o próprio autor. A escolha da palavra detração é bem interessante na medida em que não é usada habitualmente. Detração é uma palavra do gênero substantivo feminino, que no Houaiss encontramos apenas o verbo transitivo detratar (depreciar, desvalorizar), ou detrator (quem detrata). Na consulta VOLP, designa apenas como s.f., ou seja, substantivo feminino. Detração pode ainda significar: depreciação, menosprezo, uma expressão maledicente ou difamação.

Tanto Detração quanto maldizer, são palavras que de forma não muito popular, designa o ato de fofocar. A fofoca sim, é conhecida no uso habitual da língua portuguesa. A prática da fofoca é notável em qualquer lugar, seja cidade, comunidade, numa determinada cultura, em ambientes rurais, em linguagens informais e também formais, em ambientes refinados e em grupos sociais distintos. A fofoca está em todo lugar. O ato de detratar alguém, só é agradável por motivos óbvios ao detrator, este por sua vez, sente uma espécie de ânimo, uma alegria inexplicável, beirando ao sadismo.

Na maioria das vezes a fofoca é algo impensado, a pessoa preocupa-se apenas em maldizer o outro, sem pensar na veracidade dos fatos e nas possíveis consequências que quase sempre são devastadoras e irreparáveis para quem sofre a fofoca.

O autor inicia o livro com um vocativo quando pede que o leitor não pule a brevíssima introdução, e de fato, é primordial que se faça a leitura da introdução, pois é nela que Karnal discorre sobre os significados das palavras e de que forma vai apresentar seu breve ensaio sobre o maldizer.

Karnal faz um passeio sobre a detração ou ato de fofocar através da história, da política, da religião e do preconceito. É uma leitura dinâmica, leve e em muitos momentos bem-humorada. Na medida em que a leitura avança, o leitor é levado a inúmeras reflexões, situações diversas vão aparecendo e revelam ao leitor o quanto ele pode ser fofoqueiro, e o quanto possivelmente já tenha feito mal a alguém, assim, nos revela de forma interessante que de agora em diante é necessário ter cuidado no trato das palavras e daquilo que se profere sobre algo ou alguém, obviamente que isso só é possível ao leitor que se dispõe a apontar o dedo para si.




[1] Formada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado – Salvador/BA.





Fonte da imagem da capa: http://www.edunisinos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário