quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Crônica número 1 - O verbo zapzapear


Hoje tive a dimensão do fenômeno que é o WhatsApp. Antes que alguém pergunte, eu continuo sem ter, talvez um dia quem sabe. Ainda não senti vontade de aderir a essa nova tecnologia. 

Fiquei uma hora e meia no engarrafamento, e meus ouvidos já não aguentavam mais ouvir tantos assobios, não, eu não estava sendo paquerada, infelizmente. Eram os passageiros conectados em seus WhatsApps. Todos pareciam usar cabresto, ou tapa, não sei exatamente como se chama, mas é aquele instrumento colocado nos cavalos para limitar sua visão. Enfim, cada um no seu mundinho zapzapeando

Passei então a admirar o tempo, totalmente fechado com nuvens carregadas, o céu estava cinza, me senti por um momento como se estive morando em São Paulo novamente, por um instante, senti saudades do tempo frio e cinzento. Foi quando observei os carros parados no engarrafamento e tive a audácia de contar: 12 motoristas dirigindo com uma mão só, a outra estava segurando o Smartphone. De repente ouço uma buzina bem forte e um som de freio, quase uma batida. O motorista de trás dispara: - tá maluco cara? O da frente não dá à mínima e faz um gesto com a mão para fora do carro. Ganha um doce quem adivinhar o que o motorista da frente estava fazendo: estava com a mão e os olhos vidrados no Smartphone.

Cheguei ao meu destino, como sempre eu ando muito rápido, mesmo estando em um Shopping Center, vou direto ao que me interessa, não tenho paciência para vitrines. Entrei numa loja para pedir informação sobre um produto, perguntei, recebi a resposta e até agora não sei como era a cara da pessoa que me atendeu, pois ela sequer olhou para mim, afinal, estava ocupada com seu Smartphone. Levei 3 trombadas, sendo que a última quase resultou em uma queda. Ganha outro doce quem adivinhar o motivo das trombadas: as outras pessoas estavam andando com os olhos grudados nos seus Smartphones. Passei então a andar por mim e pelos outros, pois não estava mais disposta passar vexame. Senti-me um piloto de fórmula um, pois eu desviava de praticamente todas as pessoas. Foi então que me dei conta de que elas estavam zapzapeando. Isso ficou martelando em minha cabeça: como seria a conjugação do novo verbo da língua portuguesa zapezapear? Eis a minha sugestão. 

Eu zapozapo
Tu zapazapas
Ele zapazapa
Nós Zapezapeamos
Vós Zapezapeais
Eles zapezapam

Tatiane Alcantara


Nenhum comentário:

Postar um comentário