terça-feira, 9 de agosto de 2016

Carta aberta a Suzana Vieira




Prezada Suzana Vieira, a senhora disse que “as pessoas do norte e nordeste não sabem o que está sendo feito na lava-jato” aí eu pergunto: A senhora sabe? Porque embora tenha dito que não sabemos, a senhora não disse o que está sendo feito. Não compartilhou de sua sabedoria conosco. Pois vou compartilhar agora o que sei:
Sei que se hoje existe lava-jato, é porque o os governos do PT deram autonomia para que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Procuradoria Geral da República pudessem investigar quem quer que fosse. A maior prova disso são as prisões que já ocorreram, inclusive prisões de políticos e gente ligadas ao PT. Não importa o partido, a autonomia outorgada a esses poderes é total.
A senhora já ouviu falar em Privataria, Banestado, Vampiros da Saúde, Banco Marca, TRT de São Paulo, Anões do Orçamento, Navalha da carne, Trensalão, caso Sudan, Máfia dos Sanguessugas Etc? Já ouviu falar? Sabe o que significa cada um destes termos citados? Quantos envolvidos nestes casos foram julgados, condenados e presos? A senhora sabe, afinal não é nortista, nem nordestina não é mesmo? Mas certamente a senhora responderia que conhece o mensalão, pois para a  mídia sobretudo aquela detentora da grande audiência da TV brasileira da qual a senhora é funcionária, só é interessante noticiar sobre o mensalão. Para essa mídia notoriamente parcial, só existe corrupção em um único partido. Não sou eu quem está dizendo isso, são eles mesmos que noticiam. 
O que sei (mas a senhora parece que prefere fechar os olhos), é que infelizmente, embora esses poderes tenham autonomia, esbarramos numa política extremamente suja, apoiada por grandes empresas e protegidas por meios de comunicação sonegadoras de impostos e detentoras de enorme influência e poder e de um judiciário que a cada dia se mostra mais parcial. É interessante como a lava-jato até agora não prendeu políticos sabidamente e comprovadamente corruptos, única e exclusivamente porque não serem do PT. Não preciso dizer quem são. A senhora sabe, afinal não é nortista, nem nordestina não é mesmo?
O PT errou? Sim errou, sonegou? Sim sonegou. Corrompeu-se? Sim corrompeu-se. Envolveu-se em escândalos? Sim envolveu-se, assim como os demais partidos que já sofreram acusações comprovadas e que por causa da redoma de vidro que possuem, não chegam a ser conduzidos coercitivamente, não sofrem impeachment (golpe), não são condenados, não são presos. Porque será? A senhora sabe, afinal não é nortista, nem nordestina não é mesmo?
Senhora Suzana é inegável a mudança ocorrida neste país após o governo do PT, é inegável que ao incluírem os pobres no orçamento, ao diminuir consideravelmente a pobreza extrema, a fome, ao dar oportunidade de pessoas menos favorecidas terem acesso às universidades, aos cursos técnicos, ao favorecer que uma pessoa que trabalhou anos como empregada doméstica pudesse frequentar uma universidade, ter uma profissão, ou ter direitos trabalhistas nunca antes imaginado, ao dar vez e voz às questões sociais, o Brasil melhorou. A senhora não consegue enxergar isso?
O que te incomoda tanto senhora Suzana? A ascensão da classe pobre? Ascensão essa que lhes permitiu ter uma vida um pouco mais digna? Está com dificuldades de ter empregadas na sua casa, não é? Afinal, em rede nacional, num programa vespertino em que a senhora é atualmente apresentadora, disse em tom de reclamação que aos domingos tem que servir o almoço em sua casa, já que é dia de folga da sua empregada. A senhora queria que a sua empregada trabalhasse de domingo a domingo não é mesmo?  Mas deixa eu te dizer uma coisa, assim como a senhora tem direito a folga, a sua empregada também tem.
Senhora Suzana Viera tenha cuidado com as palavras, ao emitir opiniões como essa de que as pessoas do norte e nordeste não sabem o que acontecem na lava-jato a senhora diz em alto e bom tom que somos pessoas ignorantes e desinformadas. A sua fala é carregada de preconceito. É uma fala que se perpetua desde que o Brasil foi descoberto, é por causa de falas como essa que temos um país tão preconceituoso. Precisamos de mais amor é menos ódio. Falas como essa só servem para propagar o ódio. Cuidado com o silogismo, é preciso saber aplicá-lo. 

Para finalizar senhora Suzana, em cada região desse país, temos culturas riquíssimas, cada uma com suas particularidades, com suas singularidades e pluralidades, nenhuma delas é menor ou melhor que outra. Como é bom sair de um estado para o outro e perceber que embora com culturas distintas estamos no mesmo território chamado Brasil. Temos muitos brasis dentro do Brasil. Vamos respeitar as pessoas do nosso país e não apenas as de uma determinada região. 

Sem mais,

Tatiane  Alcantara



Fonte da imagem: google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário